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O fim do ano vem se aproximando e já é possível perceber uma movimentação de preparação para as festas e período de férias. De modo geral, as vendas tendem a ficar mais aquecidas nessa época do ano.

É importante que o gestor esteja atento ao comportamento do consumidor e com as tendências de mercado para conseguir aproveitar da melhor forma possível as oportunidades de negócio que esse período proporciona.

Pensando nisso, resolvemos trazer neste artigo algumas formas de preparar o seu negócio para as vendas de fim de ano, possibilitando encerrar o período com resultados bastante positivos e com oportunidades de negócio para explorar no ano seguinte.

CONHEÇA O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Como já adiantamos, é fundamental estar alinhado com o comportamento do consumidor. Perceba que nessa época muitas pessoas estão consumindo com o intuito de presentear, encontre maneiras de direcionar sua comunicação para isso.

Adote o uso de cartão ou vale presente, dê alternativas flexíveis para trocas de presentes e abuse de estratégias que estimulem os clientes a presentearem seus amigos e familiares com produtos e serviços da sua empresa. Também tenha uma atenção especial com produtos sazonais como itens de praia ou acessórios para piscina, por exemplo.

FAÇA UMA REVISÃO DO ESTOQUE

É importante ter certeza do nível de cada produto em estoque e se certificar que itens com bastante demanda nessa época estejam disponíveis. Além disso, esse processo pode identificar uma quantidade alta de estoque de sistema de som ambiente, por exemplo, dessa forma pode-se criar estratégias para promover as vendas deste produto.

Tendo feito sua pesquisa e já conhecendo as tendências de consumo para os próximos meses é possível programar os pedidos e ajustar os produtos em estoque de acordo com a demanda prevista.

APROVEITE A BLACK FRIDAY

Essa data pode ser considerada como a abertura para a temporada de compras para o fim do ano, note que nesta data em específico há uma tendência maior de as pessoas consumirem para a satisfação de desejos pessoais com maiores descontos.

Talvez seja nesse momento que o consumidor irá trocar de computador, comprar um ar condicionado para a sala e demais produtos que podem ser considerados como uma espécie de recompensa para si próprio.

QUALIFIQUE SUA EQUIPE

Providencie os treinamentos adequados para sua equipe. A empresa está comercializando um novo modelo de compressor parafuso? Garanta que os vendedores tenham conhecimento sobre as características do produto.

Durante o ano invista em treinamento e qualificações para que durante esse período a equipe esteja preparada para a demanda. Não esqueça de planejar também a capacitação de funcionários temporários.

Uma equipe qualificada permite criar uma experiência de compra diferenciada para os consumidores e isso pode ser determinante para fidelizá-los e transformá-los em clientes frequentes.

É necessário planejamento para tirar o maior proveito possível dessa época do ano, os consumidores cada vez mais valorizam a experiência de compra. Portanto invista na construção de um relacionamento com os clientes, personalize a caixa de papelão usada para entrega, por exemplo.

Cada empresa deve perceber as oportunidades que surgem para potencializar as vendas de fim de ano de acordo com o perfil dos seus clientes e o tipo de produto ou serviço que fornece, e partir para ação para terminar o ano com resultados ainda mais positivos.

Esse conteúdo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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