Blog do Marketing

Cada vez mais empresas optam por contar com um software de gestão para otimizar diversos setores da empresa.

Ainda mais quando se trata do departamento de comunicação e vendas, os softwares se tornaram uma questão de sobrevivência para as empresas.

Afinal, nesses setores há cobrança e pressão para que os profissionais atinjam sua meta. Especialmente no fim de cada mês, as ações e estratégias de vendas e comunicação se tornam ainda mais improvisadas.

Como resultado, a produtividade diminui e a empresa não garante o seu faturamento mensal. Por essa razão, a utilização dos softwares que otimizam os processos de comunicação e vendas se tornarem fundamentais.

E um dos softwares mais conhecidos e eficazes é o CRM. Por meio dele, muitas empresas conseguiram se destacar diante da concorrência e alcançar novos clientes e melhorar seu relacionamento.

E pensando em seus benefícios, nós produzimos esse conteúdo para detalhar tudo sobre o CRM e te explicar como é possível utilizá-lo para gerar grandes resultados para o seu negócio. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de ler nosso conteúdo!

O que é CRM

Antes de tudo, vamos explicar sobre o conceito dessa ferramenta. Por sua vez, o CRM (Customer Relationship Management) significa gestão de relacionamento com o cliente, e é um software que tem como objetivo automatizar diversos processos.

Entre eles, os principais processos que o CRM possui atuação são os de comunicação, vendas e relacionamento com os leads (potenciais clientes) e consumidores.

Além, disso, a ferramenta CRM possui outros objetivos dentro de uma organização, veja abaixo:

  • Simplificar e otimizar uma série de tarefas, como o armazenamento de dados;
  • Registrar todos dados relevantes sobre os leads e clientes;
  • Registrar os processos de negociação com clientes e leads;
  • Tornar acessível as informações registradas para todos os membros da organização;
  • Ser uma plataforma totalmente otimizada e poder ser acessada por meio de qualquer dispositivo, ou seja, ser responsiva;
  • Ter um alto volume de armazenamento, sendo possível o registro e o fácil gerenciamento por empresas de todos os ramos, como as indústrias que produzem caixa d água 5000 litros, por exemplo.

Além disso, algumas plataformas de CRM até mesmo conseguem disponibilizar dicas e insights para que os colaboradores desenvolvam suas atividades de forma mais otimizada!

Até agora, ficou claro que essa ferramenta também é muito flexível, e consegue se adaptar a realidade de qualquer a empresa, independente do seu ramo de atuação.

Até mesmo se você atua com coleta de lixo hospitalar, não há nada que o CRM não possa fazer para otimizar seus processos de vendas e comunicação.

Como utilizar o CRM

Há diversas formas de utilizar o CRM, no entanto, a forma mais comum para a maioria das empresas de diversos segmentos é para utilizá-lo no registro de seus potenciais clientes e consumidores.

Por meio do CRM, é possível registrar todos diversos tipos de informações, como nome, idade, faixa-etária, telefone, e-mail, comportamentos, entre outros.

Além disso, muitas empresas também o utilizam nas centrais de relacionamento. Os agentes que prestam serviços de atendimento registram todas as informações do atendimento do cliente, para assim, tornar o entendimento mais otimizado por todos.

Quando se tem todas as informações armazenadas sobre os leads, a empresa também pode criar estratégias para impulsionar os potenciais clientes em sua jornada de compra.

Hoje em dia, muitos leads e clientes possuem preferência por um bom atendimento e comunicação da empresa, e com o CRM, é possível saber o que cada um deles desejam e oferecer uma experiência eficiente!

Com o CRM, todos os membros da sua equipe também podem acessá-lo ao mesmo tempo, o que diminui quaisquer falhas na comunicação.

Por fim, a sua empresa pode utilizar o CRM de acordo com suas necessidades. Se você tem uma indústria de caldeiraria industrial, por exemplo, analise quais as principais deficiências na comunicação da sua empresa e no registro de informações.

Dessa forma, será possível utilizá-lo com a maior eficiência possível dentro da sua empresa e obter resultados positivos!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe