Blog do Marketingdesenvolver os talentos

O desenvolvimento de talentos de uma empresa pode ser bem mais complexo do que se imagina. Afinal de contas, quando a missão é gerenciar pessoas, esse é um trabalho diário que resulta em alguns desafios na área.

Fazer com que os colaboradores se desenvolvam dentro de uma empresa proporciona diversos benefícios e vantagens, inclusive nos resultados financeiros, como a diminuição da taxa de rotatividade (turnover), e o aumento da produtividade.

Ou seja, lidar com os colaboradores de maneira eficiente significa cuidar dos ativos mais importantes dentro da organização.

Eles são os principais responsáveis pelo sucesso das ações de um negócio. Por essa razão, a gestão de talentos deve ser uma tarefa prioritária para o setor de RH.

Mas, afinal, como é possível aplicar esse processo de forma eficaz? Se eu tenho uma empresa de masterbatch, como posso desenvolver meus talentos?

É sobre isso que você aprenderá no artigo de hoje. Continue a leitura e venha descobrir como garantir o sucesso com as melhores estratégias para desenvolver os talentos da sua empresa! Vamos lá?

Entenda o perfil de cada colaborador

Antes de aplicar qualquer estratégias para desenvolver os talentos do negócio, é fundamental entender como é o perfil dos funcionários do seu negócio.

Para isso, você pode elaborar um plano de desenvolvimento individual (PDI), que por sua vez, tem como objetivo elaborar um roteiro para desenvolver sua equipe.

Também é importante lembrar que, para analisar o perfil dos seus colaboradores, além das capacidades técnicas, também é essencial analisar as habilidades interpessoais, comportamentos e a personalidade. Por exemplo: um gerente de válvula redutora de pressão deve ter habilidades como:

  • Boa comunicação;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Adaptabilidade;
  • Competitividade; entre outros.

Realize treinamentos e capacitações

Outra das melhores maneiras de desenvolver os talentos da sua empresa é apostando em treinamentos e capacitações constantes.

Essa prática faz que as habilidades dos colaboradores sejam desenvolvidas, fazendo também com que eles se sintam mais motivados e engajados a realizarem suas tarefas.

Entre os modelos de treinamentos, você pode escolher entre elaborar reuniões presenciais e online, workshops, palestras ou até mesmo bolsas de estudos.

Invista na comunicação horizontal

A comunicação é um dos principais instrumentos para desenvolver talentos. E atualmente, uma das maiores tendências de comunicação interna entre as empresas é a gestão horizontal, que por sua vez, dispensa sistemas de hierarquia para alavancar a participação de todos os funcionários.

Essa estrutura de negócios também faz com que os talentos se sintam mais valorizados, uma vez que eles poderão ter mais autonomia e liberdade para participar de atividades e tomar decisões dentro da empresa.

Muitas empresas que investem na comunicação horizontal também costumam remodelar a estrutura do ambiente, dispensando divisórias para escritório tradicionais e integrando mais a equipe.

No entanto, mesmo que o seu negócio seja hierarquizado em um nível vertical, é importante que a comunicação flua entre todos os cargos da empresa.

Agora que você já sabe como desenvolver os talentos da sua empresa, o que acha de investir nessas dicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe