Blog do Marketing

Um bom conteúdo se transforma em tráfego, e uma boa quantidade de tráfego se transforma em receita. Esse é o fluxograma mais querido para quem trabalha com a criação de conteúdos, não é mesmo?

Isso significa naturalmente que se você desvendar o segredo de como escrever conteúdos incríveis para os leitores do seu blog, você poderá ter mais chances de aumentar o tráfego orgânico e gerar mais receita para a sua marca!

Por essa razão, as empresas B2C e B2B (como as que produzem válvula redutora de pressão) estão escrevendo cada vez mais textos para os seus sites.

Segundo um levantamento do State of Inbound, cerca de 41% de todos os profissionais de marketing de conteúdo afirmam que os seus conteúdos estão gerando resultados positivos sobre o investimento.

Ou seja, as chances são altas de um conteúdo relevante gerar visitas, engajamento e conversão. Tudo depende de como ele é produzido.

E se você quer saber a como é possível criar conteúdos incríveis e chamar a atenção dos seus leitores, então neste post reunimos algumas dicas que vão te interessar! Continue nos acompanhando para saber mais!

1- Escreva na linguagem do seu público

Apesar de ser uma dica básica, muitos profissionais de marketing de conteúdo ainda não levam em consideração o formato de linguagem.

Afinal, um texto pode ser considerado formal, informal, íntimo, irônico, solete, entre outros. Um entendimento sobre a linguagem vai te auxiliar a atingir com mais precisão as pessoas para quem você escreve, e te dar uma vantagem sobre a concorrência.

Se você produz materiais infantis, por exemplo, a linguagem deve ser apropriada para o perfil do seu público.

Já se escreve sobre válvula de retenção, o conteúdo necessita ser mais formal, desde que mantenha a clareza e o entendimento de todas as informações.

2- Leia muito

Durante anos, escritores de conteúdos, blogueiros e criadores de conteúdo têm procurado por soluções para criar conteúdos que convertem. No entanto, 56% desses profissionais de marketing têm dificuldades para escrever textos que sejam relevantes para o seu público.

No entanto, muita das vezes o problema na realidade é mais simples do que parece. Por que você acha que grandes escritores leem uma grande quantidade de livros todos os dias? Justamente, porque a leitura é a responsável por gerar resultados em seu modo de escrita.

E não estamos falando apenas sobre a leitura dentro da sua área de atuação. Se você escreve sobre assuntos relacionados a masterbatch, por exemplo, ler sobre assuntos que não fazem parte do seu nicho também agrega valor a sua criatividade!

3- Defina sua persona

Mais uma dica essencial e que muitos profissionais acabam se confundindo é sobre escrever conteúdos pensando na maioria das pessoas.

Ter um “leitor-alvo” é o que irá facilitar - e muito - a sua capacidade de produção e criatividade. Esse leitor pode ser denominado como persona.

Por sua vez, a persona se trata da representação do seu cliente ideal. É o conjunto de características do seu público, seja suas motivações, sonhos, desafios, necessidades, objetivos, entre outros.

Ou seja, a persona é o conjunto das principais características dos seus leads e clientes. Observando todos os detalhes, é possível fazer textos mais direcionados e que convertem!

Agora que você já sabe sobre essas dicas para construir textos incríveis e que chamem atenção dos seus leitores, o que acha de aplicar essas dicas agora mesmo e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe