Entenda como começar um blog e ter sucesso!

Madonna e John Lennon, entre outras figuras icônicas da década de 1980, são atemporais e, portanto, imunes à necessidade de empreender em marketing digital. Acontece que, para a sua marca também ultrapassar as linhas do tempo, um blog é altamente recomendado.

Afinal, seus conteúdos disponibilizados online ficam, permanentemente, ao alcance do seu público-alvo. Algo similar às mensagens implícitas — e explícitas — nos hinos dos ícones musicais citados acima.

Quer saber, então, como tornar o seu blog em um rock star cheio de hits para encantar o seu público-alvo? É só seguir com a leitura deste post!

Comece pela plataforma e domínio

O que seria dos Beatles ou Sex Pistols sem um grande nome, nos bastidores, empreendendo a produção dos seus clientes com qualidade e perspectiva de futuro?

Para o blog, pense na plataforma e no domínio escolhidos como os seus produtores.  São eles que vão garantir boa navegabilidade, estabilidade às páginas e uma experiência proveitosa.

Do contrário, você vai espantar rapidamente a sua audiência, que vai ser incapaz de trafegar por entre os conteúdos encontrados nos mecanismos de busca.

Invista em SEO em seu blog

Acima, mencionamos a busca on-line como fator para o consumidor em potencial encontrar o seu blog. E é por meio do SEO que você vai encontrar os meios para atingir tal objetivo.

E o SEO, para a sua empresa, é aquilo que faz o público encontrá-lo — quase como digitar, no Google, Moonwalking e encontrar milhares de resultados associados ao Michael Jackson.

Para tanto, é fundamental identificar o perfil dos seus clientes ideais e, assim, avaliar quais são as demandas geradas por eles em suas pesquisas on-line. E, em seguida, gerar os conteúdos relevantes que respondam a essas dúvidas com qualidade.

Tenha uma base sólida de e-mails

Seu blog também necessita de canais de divulgação. Além das mídias pagas, você pode focar em compor uma lista de e-mails que ajude a nutrir os seus leads e guiá-los por toda a sua jornada de compra.

Sem falar que o e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de relacionamento, vendas, pós-vendas e divulgação. Use-a conforme os seus objetivos e mostre ao seu consumidor e clientes em potencial que a sua empresa desponta com novidades constantemente.

Faça parcerias

Boa parte dos ícones musicais já realizou duetos, parcerias em videoclipes e em álbuns e, até mesmo, excursionaram em turnês juntos. Para o sucesso do seu blog, o equivalente seria a formação de parcerias com outras marcas.

Pense que elas, indiretamente, podem complementar as suas soluções — e vice-versa. E, por meio da hospedagens de conteúdos em outros blogs você reforça sua autoridade, no mercado, e também faz o mesmo por outras empresas. Uma verdadeira parceria!

Otimize o blog para a tecnologia para mobile

É inquestionável que as gravações da década de 1980 têm o seu apelo emocional, mas que a indústria musical evoluiu muito, nos últimos 30 anos, e a qualidade da gravação é superior.

Que tal, então, fazer o mesmo que Madonna e tantos outros pop stars já fizeram, e adapte o seu blog para as mais recentes e consolidadas tendências tecnológicas?

A tecnologia, aqui, tem a ver com os dispositivos mobile — predileção dos brasileiros para acessar a internet. Para tanto, é importante otimizar o blog e os seus conteúdos para que os usuários acessem suas páginas e mantenham o nível de qualidade na navegação.

Crie um calendário editorial

John Lennon não fazia um álbum “no improviso”. Ele tinha ideias por trás de suas canções e melodias e, no que diz respeito ao seu blog, o caminho do sucesso é o mesmo — só que é conhecido como calendário editorial.

Tenha em mente a periodicidade de conteúdos elaborados, os temas, a abordagem e a linguagem adotada nos textos. São questões elementares para que você conduza o trabalho de maneira alinhada ao perfil do seu consumidor, gerando identificação imediata.

Ou você acha que Madonna não sabia exatamente a quem ela queria impactar com Like a Virgin?

E então, deu para entender como começar a produzir um blog atemporal e que vai perdurar por muitos anos no ideário popular do seu público-alvo? Agora, para complementar os seus conhecimentos e enriquecer ainda mais as suas estratégias de marketing digital, continue navegando em nosso blog em busca de outros conteúdos tão relevantes quanto este!

Imagem: http://fw-daily.com

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