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Consolidada como uma das datas mais importantes para o mercado, a Black Friday é uma grande oportunidade para as empresas gerarem caixa e impactar mais consumidores aumentando sua base de clientes.

Além de estratégias voltadas para a captação desses clientes e toda a preparação que uma data com grande volume de vendas exige, é muito importante o empresário estar atento para  as estratégias pós Black Friday.

São as ações desenvolvidas pela empresa no período posterior a este grande evento que determinarão se os clientes voltarão a consumir produtos de sua marca, ou se foi uma compra única de chave de nível, por exemplo, e não retornarão mais.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para ajudar você a organizar sua empresa e aproveitar a Black Friday para fidelizar seus clientes, confira a seguir.

ESTUDE O COMPORTAMENTO E PERFIL DO CONSUMIDOR

Para aumentar as possibilidades de que os clientes adquiridos através da Black Friday se tornem consumidores fiéis da sua marca e nunca mais façam galvanização a fogo

com outra empresa, é preciso conhecer o maior número possível de informações sobre eles.

Portanto é importante identificar as características que são mais relevantes do seu público-alvo, como a idade, profissão, interesses, dentre outros. Dessa forma é possível ajustar a comunicação para criar uma conexão maior com essas pessoas.

Entenda e aproveite o fato de que nesse período os consumidores estão focados em satisfazer seus próprios desejos de consumo, buscam boas oportunidades de desconto e, para isso, estão dispostos a arriscar mais e comprar de marcas que desconhecem.

ANUNCIE COM ANTECEDÊNCIA

As pessoas já sabem que haverá Black Friday e por isso realizam pesquisas antecipadamente sobre os produtos e serviços que tem intenção de adquirir. 

Um consumidor potencial de um serviço de instalação de aterramento, por exemplo, quando começa a Black Friday, já está há meses pesquisando o assunto.

Para aproveitar esse momento de pesquisa você pode investir em anúncios direcionados para o seu público-alvo, garantindo que ele venha a conhecer sua empresa e que ela se torne uma opção de compra.

Crie uma área no site dedicada aos itens que estarão disponíveis no evento ou então coloque uma marcação especial nos produtos selecionados, crie uma contagem regressiva e aposte em estratégias que ativam o desejo de compra e a sensação de tempo limitado.

FOQUE EM CONSTRUIR EXPERIÊNCIAS E RELACIONAMENTO

O comportamento do consumidor tem se modificado e atualmente eles valorizam mais as experiências do que as marcas propriamente ditas. Com isso em mente é necessário estruturar a equipe adequadamente para suprir o aumento de demanda desse período.

Garantir bons descontos é o mínimo a fazer, para fidelizar os clientes é preciso criar uma experiência de compra completa e personalizada que inicie no primeiro contato dele com sua empresa e só acabe após a entrega do produto, com o pós-venda, por exemplo.

Cada vez mais o atendimento tem se transformado em relacionamento com o cliente e é fundamental ter uma equipe alinhada que esteja apta a responder com agilidade, mas também criando conexão com o público.

Adquirir clientes é um processo bastante trabalhoso e muitas vezes caro para as empresas, por isso aproveitar a Black Friday como uma oportunidade de captar clientes e fidelizá-los pode ser uma boa estratégia com resultados positivos no médio e longo prazo.

Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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