Blog do Marketing

A receita de um negócio pode ser impactada por diversos fatores. Entre eles, a satisfação do cliente é uma das principais variáveis. Afinal de contas, é por meio da satisfação que uma empresa consegue manter e aumentar o seu faturamento, assim como se desenvolver no mercado.

Especialmente para os segmentos com a competitividade acirrada, como empresas que vendem canecas para sublimação , entre outros, a satisfação do cliente é um ponto ainda mais crítico.

Para você ter uma pesquisa com aproximadamente 200 gerentes de marketing sênior, 71% responderam que as métricas de satisfação dos clientes são extremamente úteis para gerir e monitorar seus negócios.

Por essa razão, ter estratégias para aumentar a satisfação se tornou uma prioridade, uma vez que é a chave para manter a sua empresa em desenvolvimento e a sua receita mensal no azul.

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te mostrar como a satisfação do cliente pode impactar diretamente no faturamento do seu negócio. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

Fideliza o cliente

Uma coisa temos que concordar: os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes. Desde a expansão da internet, é possível realizar comparações, saber sobre o histórico de uma empresa, analisar os diferenciais do mesmo produto, além de muitas outras possibilidades.

Para comprar um determinado produto, como uma caixa d’água 5000 litros, também é possível encontrar diversos fornecedores do mesmo modelo de caixa, por exemplo.

Mesmo assim, quando uma empresa foca em garantir a satisfação do cliente, os resultados podem impactar positivamente a sua receita.

Um estudo realizado pela McKinsey afirmou que cerca de 70% das compras são resultado de uma boa experiência que o cliente teve em seu relacionamento com a empresa. Isso prova a grande importância que a satisfação do cliente tem em sua jornada.

Destaca seu negócio diante a concorrência

Você sabia que a satisfação do cliente também pode ser considerado um grande diferencial competitivo para seu negócio?

De acordo com a Gartner, 89% das empresas competem entre si com base no nível de experiência que fornecem aos seus clientes.

Isso significa que a satisfação do cliente é extremamente relevante, e por isso, vale a pena investir em estratégias para aumentar a experiência satisfatória.

Basta observarmos grandes empresas como a Nubank, a Apple e a Netflix. Elas estão aí para provar que a satisfação do cliente pode ser o fator-chave para o sucesso em sua receita.

 A satisfação do cliente fortalece a imagem da marca

A McKinsey revelou que um cliente infeliz conta a sua experiência negativa para 9 a 15 pessoas. Esse número é realmente assustador para uma empresa que pretende fortalecer a sua imagem.

Se sua empresa presta serviços de caldeiraria industrial, por exemplo, perder cerca de 9 a 15 clientes pode gerar sérios prejuízos financeiros para o negócio.

Por essa razão, a satisfação do cliente também está ligada em alcançar novos clientes por meio de recomendações e com uma imagem consolidada.

Agora que você já sabe como a satisfação do cliente gera impacto na sua receita, o que acha de começar a investir nessa tendência e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe