Com realizar uma gestão estratégica no seu negócio

Descubra como realizar uma gestão estratégica no seu negócio

Em uma definição simplificada, gestão estratégica é a administração de todos os setores de uma organização a fim de elaborar o planejamento e estabelecer objetivos utilizando os recursos que ela possui.

Gestão estratégica é essencial não só para reconhecer todo o ambiente interno como o externo e partir dessas condições implementar medidas para se diferenciar da concorrência. Antecedendo as ações, ela tem apenas um intuito: elevar o nível do negócio. Mas como executá-la?

Confira agora como realizar uma gestão estratégica no seu negócio!

Análise Swot

Sem uma análise swot cirúrgica, é praticamente impossível a gestão ser realizada com êxito. Ter plena ciência dos 4 pontos que ela aborda é o primeiro passo para a gerência conseguir implementar medidas que causem efeitos positivos para seus funcionários e seus clientes, visando a melhoria da empresa dentro de sua capacidade e também das limitações.

Nesse caso é preciso levantar:

  • Forças;
  • Fraquezas;
  • Oportunidades;
  • Ameaças.

Planejamento estratégico

Não é exatamente a mesma coisa que gestão, mas devem caminhar juntos a todo momento.

Nesta etapa são definidas as metas, as melhores ações para alcançá-las, o posicionamento da empresa (tanto interno quanto externo) e para isso, as principais questões a serem levantadas são:

  • Por que a empresa existe?
  • Qual o diferencial dela?
  • O que ela tem a oferecer?
  • Onde ela quer chegar?
  • Quem a levará até esse lugar?

Implementação

Se as ações estão claras, é hora de implementá-las.

A implementação da estratégia é a parte mais arriscada e propensa a falhas, por isso é importante um acompanhamento frequente dos indicadores de desempenho nessa etapa como softwares, ferramentas e mesmo profissionais especializados em cada área e que podem oferecer uma visão crítica.

O acompanhamento terá como missão maior identificar erros e elaborar correções imediatas para que a organização caminhe como planejado. Proatividade é uma palavra-chave neste momento, pois somente corrigir os problemas não basta, convém preveni-los.

Antecipar possíveis empecilhos exercitam alternativas para cenários não tão agradáveis e além disso prepara toda a equipe para uma gestão de crise.

Mensuração dos resultados

Estar inteirado dos resultados alcançados é indispensável para saber se as estratégias adotadas foram as mais corretas, principalmente porque através desses dados é possível revê-las e assim aprimorá-las.

Utilizar os KPI`s para subdividir o objetivo final em algumas etapas, por exemplo, é uma tática interessante porque através da projeção gradativa é possível melhorar o planejamento de forma rápida e eficaz.

Possuindo dados precisos, a gestão tem maior segurança ao propor novas estratégias que proporcionem melhorias tanto para dentro da empresa, como para suas ações fora dela, como lidar com clientes, por exemplo.

Por falar nisso, uma gestão interna eficiente é crucial para ser bem visto externamente. Mas como assim?

Eficiência interna e o sucesso externo

Pense bem, se o fator interno está funcionando perfeitamente ele consequentemente lidará bem com toda a parte exterior como clientes, parceiros e fornecedores.

Dentre inúmeros elementos, a comunicação é determinante para que o êxito se torne realidade. Afinal, o relacionamento com a principal engrenagem que faz uma empresa continuar funcionando (clientes) precisa ser fortalecido.

Para tal, o marketing digital e seus canais são estratégias que devem possuir cadeira cativa em todas as empresas, independente do segmento.

Deixar os consumidores cientes de tudo o que está sendo feito, passa confiança a eles e à empresa, traz notoriedade e principalmente a credibilidade de seu público.

Mas como comunicá-los?

Existem inúmeras maneiras de se atingir os clientes a fim de transparecer a excelente gestão e assim realizar a venda de produtos e serviços, seguindo à risca as novas estratégias do marketing digital que fortalece esse relacionamento e faz uma venda parecer mero detalhe, sendo as mais eficientes:

  • SMS marketing: atualmente, o marketing feito através do SMS já não trata-se, somente do envio de promoções e propagandas de produtos e serviços, mas sim como um meio de se conectar com os potenciais consumidores através de uma comunicação incrivelmente direta e eficaz;
  • E-mail marketing: é utilizado há anos e ainda hoje, em 2019, é extremamente importante por realizar uma comunicação sem mediações com o público, benéfico para engajar, informar e gerar vendas;
  • Marketing de conteúdo: esse método se fundamenta em atrair o público através de informação relevante a ele, tornando-o fiel e realizado em consumir o que lhe é oferecido por meio de mídias sociais, e-books e vídeos, por exemplo, sendo considerado uma maneira transformadora de se fazer marketing;
  • Landing pages: essas páginas são inteiramente voltadas à conversão, ou seja, têm a intenção de trazer o lead para perto, fazendo-o consumir determinado produto ou serviço que possa interessá-lo.

Todavia, essa comunicação não deve ser realizada de modo unilateral, deve haver uma troca de informações a fim de ver o que funciona e o que deve ser aprimorado.

Para ilustrar melhor, a empresa Doutores da web é bom exemplo;

Na Doutores da web reclamações são tratadas sob uma ótica completamente focada nos princípios da boa gestão.

O canal de reclamação da Doutores da Web é bom para a empresa saber como se sentem os clientes que implementaram o MPI (metodologia da Doutores da web) em seus negócios e partir desses retornos buscar melhorar cada vez o que está sendo oferecido.

Voltando à gestão, Doutores da web é bom em criar estratégias inovadoras com foco interno e externo. Seus departamentos estritamente focados em P&D, Customer Success e estudo de palavras-chave para o Marketing de posicionamento na internet, comprovam que experimentar ações baseadas em princípios organizacionais refletem nos dois ambientes de forma positiva.

A importância da gestão

Formar uma cultura, princípios, identidade e melhorar os serviços oferecidos a partir desses pontos resume muito bem o quão valiosa é uma gestão e o porquê ela deve ser vista como prioridade máxima em uma empresa.

Gestão e planejamento possuem um elo e não é exagero dizer que são eles quem definem até onde uma empresa pode chegar independente de sua intenção ou área de atuação.

Se fosse necessário resumir a importância da gestão estratégica em poucas palavra seria: a alma de qualquer negócio.

Quer saber mais? Conheça os canais da Doutores da Web: Site, Facebook, Twitter, Youtube, LinkedIn, Pinterest, LoveMondays e Blog.

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