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Fidelizar clientes e gerar impacto em possíveis novos consumidores através do marketing digital tornou-se um desafio constante para gestores. Isso acontece, pois, as estratégias adotadas precisam de monitoramento constante, sendo frequente a necessidade de reavaliar e modificar as campanhas em curso.

As mudanças no comportamento de consumo das pessoas têm feito as empresas investirem cada vez mais recursos para se manterem ativas diante de um mercado competitivo. Novas tecnologias e ferramentas disponibilizadas forçam os gestores a manterem-se atualizados, não só nas tarefas consideradas tradicionais da função, mas também na área de marketing digital.

Algumas empresas demoraram mais tempo para admitirem o potencial que o marketing digital tem para alavancar seus negócios. Isso faz com que, apesar de já existirem boas práticas básicas estabelecidas, muitos gestores cometam alguns erros. Descubra a seguir dois desses erros e a importância de evitá-los.

DESCONHECER PÚBLICO-ALVO E PERSONA

Público-alvo é a parcela da população que a empresa deseja atingir. Por exemplo, para uma indústria que produz luva de vaqueta o público-alvo, poderia ser definido como metalúrgicas, montadoras de veículos e empresas do ramo de construção civil.

Já as personas são como personagens fictícios criados para facilitar a visualização do cliente ideal. A elaboração da persona é feita a partir de definições mais específicas baseadas em características reais como, faixa de renda, localização geográfica, gênero e qualquer outro dado que seja relevante para a marca.

Usando o exemplo de uma empresa que atua no segmento de descarte de lixo eletrônico, imagine que seu público-alvo pode ser pessoas físicas que tenham forte senso de responsabilidade ambiental, enquanto uma das personas definidas seria de homens entre 30 e 45 anos, residentes num raio de até 35 km da empresa e que trabalham com manutenção de equipamentos eletrônicos.

Conhecer estes conceitos e aplicá-los nos negócios é fundamental para a criação e execução de estratégias de marketing digital mais eficientes e lucrativas para a empresa. Ao definir o público-alvo a comunicação é ajustada para impactar de forma positiva esses consumidores em potencial, gerando conexão com eles e mostrando que sua marca oferece a solução para os principais problemas que enfrentam.

NÃO SE DEDICAR AO PLANEJAMENTO

Qualquer tomada de decisão feita pelo gestor de uma empresa deveria ser planejada com um alguma antecedência. Isso vale para investimentos em um novo software na renovação da fachada e, claro, para estratégias de marketing digital.

Um planejamento adequado permite prever o máximo de variáveis envolvidas, desde o investimento necessário até os impactos que a estratégia pode gerar para o cotidiano do negócio. Pode parecer inusitado, mas há casos em que as equipes não estão dimensionadas corretamente para dar conta da demanda de novos atendimentos decorrentes de uma campanha de divulgação, por exemplo.

Além de dimensionar a equipe, o gestor deve incluir no planejamento os objetivos que deseja alcançar, as pessoas envolvidas nas ações, quais estratégias serão adotadas, prazos e métricas para mensurar os resultados, por exemplo. Dessa forma é possível definir qual plano de ação é viável de ser colocado em prática.

Uma empresa de instalação de elevador de carga em busca de aumentar a consciência dos seus consumidores quanto a correta utilização do equipamento para reduzir visitas de manutenção pouco lucrativas, pode adotar a criação de conteúdo como uma estratégia para educá-los.

Um gestor de empresas não deve necessariamente tornar-se um especialista em estratégias de marketing digital. Entretanto, conhecer o básico sobre os conceitos de público-alvo, persona, planejamento e quais estratégias são possíveis aplicar de acordo com a realidade de seu negócio, são os primeiros passos para o aumento do faturamento e ampliação das suas ações online.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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