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Da descoberta da marca à conversão, a jornada do cliente é uma estratégia que pode enriquecer e trazer muito retorno ao seu negócio.

E por ser tão importante, ela deve ser uma preocupação dos negócios de todos os portes e segmentos, seja um comércio, fábricas, empresas de carrinho plataforma, entre outros.

Por isso, hoje o nosso assunto é a jornada do cliente (ou jornada do consumidor). Se você não faz ideia em como aplicar esse conceito na prática do seu negócio, então saiba que pode estar perdendo valiosas oportunidades de conversão de leads (potenciais clientes).

E para evitar que essas oportunidades continuem escapando, é extremamente importante planejar e mapear os processos de jornada do cliente com foco na conversão.

Se você não sabe como fazer isso, nós estamos aqui para te auxiliar em todos os detalhes do assunto. Preparamos este artigo para te mostrar o que é a jornada do cliente e como aplicá-la em seu negócio para aumentar as suas vendas!

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

O que é jornada do cliente?

De forma geral, a jornada do cliente diz respeito às etapas que um lead percorre, desde o primeiro contato com a empresa, até a compra efetiva de um determinado produto ou serviço.

Ou seja, é basicamente um percurso que o lead segue para que ele possa ser convertido em um consumidor. Além disso, a jornada do cliente pode ser dividida em quatro principais etapas:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra (para qualquer produto ou serviço, como coleta de lixo hospitalar, entre outros).

Para cada uma delas, existem estratégias diversificadas que impulsionam o lead em sua jornada e aumentam a eficácia na conversão. Abaixo, você verá como é possível aplicar cada etapa para gerar conversões e aumentar as suas vendas. Confira!

Como aplicar a jornada do cliente com foco na conversão?

1. Aprendizado e descoberta

Na primeira etapa, o cliente acaba de conhecer a marca, no entanto, não está interessado nos produtos e serviços, afinal, ele ainda não sabe que tem uma necessidade de compra.

Por isso, não é hora de impulsionar estratégias de vendas. Evite elaborar ações que falem sobre a sua empresa. O foco nesta etapa é educar, não vender.

2. Reconhecimento do problema

Na segunda etapa da jornada do cliente, o lead já reconhece que possui uma necessidade de compra e, dessa forma, entende que tem um problema a solucionar.

A partir disso, é a oportunidade para sua empresa mostrar que pode sanar seus problemas com os seus produtos e serviços. Por isso, invista em marketing de conteúdo e exponha os problemas e soluções para construir sua autoridade.

3. Consideração da solução

Na terceira etapa, o lead já reconheceu suas necessidades, e passa a pesquisar e avaliar soluções.

Por isso, a partir daqui, é possível aplicar a jornada do cliente com foco na conversão, utilizando estratégias mais incisivas e mostrando de que forma é possível ajudá-lo.

4. Decisão de compra

A última etapa da jornada do cliente consiste no lead comparar os produtos e serviços que possam solucionar o seu problema. Se ele está em busca de serviços de caldeiraria industrial, por exemplo, nesta parte, ele já sabe de quais empresas pode comprar.

Sendo assim, deixe estampado na sua abordagem as vantagens e diferenciais do seu produto em relação a concorrência. Dessa forma, é possível focar na conversão e ter sucesso! E aí, gostou do nosso post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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