A importância do atendimento eficaz para as vendas do fim de ano

Independentemente do período do ano, é importante que o atendimento de sua empresa seja eficaz. Porém, é verdade que no final do ano os clientes aumentam e os lucros podem ser ainda maiores. 

Hipoteticamente falando, todo este processo pode ser comparado com uma caixa de papelão utilizada para enviar um item ao cliente, por exemplo, pois é preciso garantir que o produto seja entregue ao consumidor de modo satisfatório.

Este “aperto”, no seu caso de vendedor, passa pelas conversas iniciais. E é sobre isso que falaremos hoje. Ficou curioso e quer saber mais sobre a importância do atendimento eficaz e como aplicar no seu negócio? Então, vem com a gente!

Entenda a importância do atendimento eficaz

Sabe o que pode acontecer se este primeiro contato for ruim? O famoso marketing boca a boca impactará em suas vendas, pois o cliente certamente comentará com os demais sobre esta péssima experiência. Principalmente porque a pessoa se sentirá menosprezada e menos importante.

Vale apostar e investir em treinamentos para seus colaboradores, bem como, ter um ambiente saudável e com disputas sadias entre eles. Nada de colocar muita pressão ou cobrá-los excessivamente. Este é um trabalho igual ao de usinagem de precisão, parece simples, mas demanda tempo e atenção.

Dicas para um atendimento de excelência

Mostraremos logo abaixo algumas dicas para quem deseja ter um atendimento de excelência não só no final do ano, mas também em todos os outros períodos.

  1.  Esqueça estereótipos e tente não formar ideias precipitadas e distorcidas de seus clientes. No caso do comércio, assim como na vida, é fundamental respeitar as diferenças e saber que não é a cor da pele ou a opção sexual, só para citar alguns exemplos, que mostrará que ali, há um bom comprador. Se pensa assim, feche seu empreendimento agora!
  2. Sabe como podemos nos mostrar receptivos e agradáveis? Com um sorriso, logo quando o cliente chegar na porta de sua loja. Seja ela uma marca de roupa ou mesmo uma empresa de instalação de aterramento. Também é importante perguntar como a pessoa se chama e, sempre que possível, chamá-la pelo nome.
  3.  Respeite o tempo das pessoas e não as deixe esperando por muito tempo, pois, para quem está no aguardo, dois ou três minutos podem parecer uma eternidade.
  4. Mesmo fora de seu setor, cumprimente a todos. Sejam colegas de trabalho ou clientes. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação. E assim como a “máxima do sorriso”, deve ser apresentada para fora da empresa. É sempre gratificante para o consumidor ser reconhecido e cumprimentado.
  5. Com uma concorrência tão grande como a de hoje em dia, se o cliente não se sentir bem-vindo dentro de sua loja ou empresa, certamente ganhará valorização em outro local.
  6. Dar ordens aos clientes é algo impensável. Frases como “você precisa assinar aqui” ou “compre este produto”, são agressivas e invasivas. Tente tratá-lo com um “por favor, poderia assinar nesta linha” ou “pode ser que este produto o agrade”.

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Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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