Blog do Marketing

O marketing digital tornou-se importante e indispensável para as empresas. O avanço da tecnologia proporcionou que as organizações a utilizem para auxiliar na otimização de tempo, além de automatizar processos.

Isso porque, nos dias de hoje, é quase impossível não encontrar usuários navegando pela internet buscando produtos e serviços. Logo, as empresas necessitam traçar estratégias para alcançar o público específico como, por exemplo, quem procura motores elétricos weg

As ferramentas de marketing são, basicamente, grandes aliadas para que as organizações realizem a captura dos potenciais clientes a fim de aumentar a visibilidade da marca, potencialização das vendas, otimização de tempo, aumento de produtividades, entre outros. 

As ferramentas mais utilizadas atualmente são: 

  • Marketing de conteúdo;
  • Email Marketing;
  • SMS marketing;
  • Chatbot.

Foi possível notar que o uso dessas ferramentas ficou em alta após o avanço da pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19), pois as companhias aderiram às ferramentas de marketing para voltar a se recuperar no mercado e captar clientes. 

Embora haja essas vantagens, as ferramentas de marketing possuem uma série de importância para as empresas. A seguir, você terá acesso às informações sobre como funcionam as ferramentas mais utilizadas e quais são suas vantagens. Continue lendo para saber a importância delas para o seu negócio. Vamos lá?

1. Marketing de conteúdo

Uma das principais ferramentas utilizadas no marketing digital. Isso porque é o pontapé inicial para atrair a atenção do consumidor.

Uma vez que um conteúdo de qualidade é disponibilizado com fácil acesso, com informações relevantes e frequência, o usuário assimila as informações e toma a decisão de compra e até mesmo de se fidelizar à marca.

Se você trabalha com a venda de estrutura metálica para galpão, a ferramenta de marketing de conteúdo deve ser aplicada para que a sua marca leve informação de relevância para o público.

2. Email marketing

É a ferramenta que permite gerar um relacionamento mais próximo entre a empresa e o consumidor. Com o email marketing é possível disparar e-mails para uma lista de clientes, com gatilhos ideais para atrair o consumidor.

Por isso, é indicado enviar para a lista de clientes interessados pelos produtos como, por exemplo, os interessados por placas em acrílico, a fim de não virar spam e gerar leads em clientes.

3. SMS marketing

Embora pareça não ser eficiente e algo pouco utilizado, o SMS marketing tem uma forte eficiência para captar e fidelizar os consumidores.

Afinal, é quase impossível que os clientes não utilizem um celular nos dias de hoje, não é mesmo? 

Portanto, essa prática é ideal para enviar promoções semanais, descontos especiais, entre outros.

4. Chatbot

Por fim, mas não menos importante, o chatbot é uma ferramenta de marketing que possibilita respostas automatizadas, otimizando o tempo de respostas. Além disso, é possível realizar vendas online através da ferramenta. 

Sendo assim, permite gerar satisfação aos clientes e possibilitando que voltem a procurar pelos seus serviços.

Afinal, qual é a importância das ferramentas do marketing?

Não poderíamos deixar de explicar sobre as ferramentas mais utilizadas atualmente, antes de falar sobre sua importância.

Como mencionamos, o marketing permite praticidade para que as empresas otimizem e automatizam os processos, criar estratégias específicas para captar clientes e permitir aumentar a visibilidade ao aplicarem as ferramentas na prática.

Dito isto, ao usar o marketing de conteúdo, email marketing, sms marketing, chatbot, entre diversas outras, gera a oportunidade de analisar o mercado e público-alvo para estabelecer estratégias infalíveis, logo, garante a visibilidade, potencializa as vendas, se mantém competitiva e fica à frente da concorrência.

Agora que você sabe da importância de usar as ferramentas de marketing, aplique no seu negócio para manter a sua marca competitividade no mercado!

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe