A importância de um bom briefing para a sua estratégia

Elementar, meu caro, que um bom briefing tem suma relevância para a sua estratégia de marketing de conteúdo. Não faltam motivos para planejá-lo e, assim, simular as marcantes habilidades dedutivas do detetive mais famoso do mundo: Sherlock Holmes.

Afinal, por meio de um bom briefing você elucida toda a cena à sua frente e passa a percorrer todas as pistas deixadas para a produção de conteúdos memoráveis para a sua audiência.

Que tal mostrar que um detetive carrega mais informações do que palpites em sua rotina? Para isso, confira conosco como um bom briefing faz toda a diferença na sua estratégia de marketing de conteúdo!

O que é um briefing?

O detetive londrino foi uma criação literária de Arthur Conan Doyle e que apareceu pela primeira vez em 1887, em um conto publicado na revista Beeton's Christmas Annual. Desde o princípio, Holmes era marcado por uma astúcia além do normal.

O segredo dele? Profunda atenção aos detalhes — que pode ser traduzido, em uma estratégia de marketing de conteúdo, na elaboração de um bom briefing.

E o briefing nada mais é do que um resumo de todas as informações e instruções relevantes para realizar uma atividade. Imagine-o como um relatório policial que vai ajudar você e a sua equipe a desvendarem um crime até então insolucionável.

Como elaborar um bom briefing?

Ele deve ser o mais completo possível. Do contrário, sua astúcia vai ser reduzida a palpites — e já vamos adiantar: no marketing de conteúdo, temos informações de todos os lados que previnem as empresas de fazerem apostas, munindo-as de tudo o que precisam para compreender o seu público-alvo e construir uma campanha envolta em resultados.

Para ter um bom briefing à disposição, considere as informações abaixo:

  • quais são os objetivos da sua empresa e os diferenciais competitivos dela no mercado;
  • quais são os objetivos e os desafios enfrentados pelo seu cliente em potencial;
  • quais são os detalhes da sua solução;
  • qual é o perfil do seu consumidor;
  • qual é o cenário atual do seu segmento de atuação.

Como um complemento podemos considerar também algumas das perguntas básicas que os jornalistas fazem para compor o primeiro parágrafo dos seus textos: o quê; quem; quando; onde; como; e por quê.

Por meio dessa estrutura você visualiza o cenário, como um todo, e consegue alinhar a sua produção de conteúdo para atender a essa demanda. Um trabalho investigativo invejável, e que só tem a agregar mais valor às suas ações de marketing de conteúdo.

Quais são os benefícios em elaborar um bom briefing de marketing de conteúdo?

Vamos entender, agora, o quanto o seu negócio pode se beneficiar do uso estratégico de um bom briefing?

Vale adiantar que um bom briefing consegue posicionar, com mais facilidade, a sua empresa entre os principais resultados das pesquisas feitas pelo seu público-alvo — a partir o uso estratégico das técnicas de SEO e as respectivas palavras-chave que eles pesquisam.

Para gerar presença digital, portanto, trata-se de uma estratégia de grande apelo. Além disso, toda a construção da persona, a avaliação do tipo de conteúdo (e a forma de conteúdo) produzido e a abordagem ideal são respostas que Sherlock Holmes nenhum botaria defeito.

Afinal, são essas questões que ajudam a consolidar a sua marca, digitalmente, que aproximam a sua empresa do consumidor ideal e a coloca à disposição das perguntas que eles têm.

Com o tempo, você gera mais autoridade e se torna uma referência no assunto. Quase igual ao inspetor Bradstreet, que ocasionalmente retorna à Baker Street, 221B, para consultar-se com a experiência e perspicácia do investigador particular e seu amigo Watson.

Não faltam, portanto, motivos para você investir em um bom briefing ao construir a sua estratégia de marketing de conteúdo. É uma valorização da sua marca, a consolidação de um relacionamento de qualidade com o seu público e um posicionamento eficaz no mercado.

Assim, independentemente do estágio em que o seu público-alvo estiver do funil de vendas, você vai ter a resposta antecipada para todas as perguntas que ele fizer.

Quer saber mais a respeito da construção dessa marca impecável, e que conhece profundamente toda a demanda do seu consumidor? Basta seguir acompanhando o nosso blog, onde você vai encontrar muitas outras dicas, como as que vimos neste post!

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