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Atender bem para atender sempre, esse antigo dito popular é atemporal e independente de quantos mecanismos uma empresa possa investir na sua estrutura em geral, o bom atendimento ainda será a alma e o diferencial para o crescimento de qualquer negócio.

São diversos benefícios que as empresas que investem em formas de organizar para melhor atender podem alcançar, como por exemplo:

  • Mais satisfação do público-alvo;
  • Aumento da propaganda boca a boca;
  • Diminuição no número de reclamações;
  • Aumento do índice do retorno do cliente;
  • Aumento de credibilidade no mercado;
  • entre outros.

Produzimos esse artigo para apresentar formas de organizar e melhor atender os clientes, podendo ser utilizados nos segmentos do varejo, industrial ou construção civil. Gostou do tema? Então venha conosco e confira. 

Utilize a classificação do cliente

É necessário criar uma espécie de classificação para cada tipo de cliente. Os Bancos, por exemplo, costumam usar a nomenclatura “cliente A” ou “cliente S”, para que seus atendentes saibam, de certa forma, quais são os mais importantes para a instituição.

Com uma empresa que vende compressor parafuso, por exemplo, é a mesma coisa! É necessário listar aqueles que mais consomem o produto de uma maneira que o agente de vendas compreenda sua importância assim que ele entrar em contato. 

Para isso, os softwares de atendimento tendem a ter essa ferramenta de classificação disponível, no entanto, nem todas as empresas fazem uso dela, por isso recomendamos que comece a utilizar agora mesmo. 

Alinhe previamente as condições especiais

Como mencionado acima, determinado cliente pode ter uma classificação diferenciada e com isso, ter alguma condição especial para pagamento que os outros não tem.

É indispensável que o atendente tenha esse conhecimento no momento em que estiver negociando ou emitindo um pedido para o cliente.

Se o cliente quer comprar amplificador de som, por exemplo, e menciona que tem alguma condição em especial na empresa e o atendimento não sabe, já deve ser considerado um problema de comunicação sério entre empresa e cliente. 

Não pense somente na venda

Você pode vender muito esse semestre, mas somente um bom atendimento é que vai garantir que você venda no outro semestre. E quando falamos de bom atendimento, não estamos apenas mencionando os lucros/vendas, mas também as formas que a empresa lidou com seus prejuízos.

Em outras palavras, é importante que a empresa tenha algum funcionário responsável por solucionar as reclamações da melhor maneira possível. É fundamental que as reclamações sejam solucionadas em um tempo considerável. 

Nem sempre uma reclamação é ruim, desde que o cliente se sinta satisfeito com a forma que a empresa lidou com o problema. Logo, se você tem uma especializada em luva de vaqueta, por exemplo, solucione as reclamações da melhor maneira e no menor tempo possível.

Deixar com que uma reclamação perdure por muito tempo, só aumenta a insatisfação com o atendimento e consequentemente a imagem da empresa na web vai sofrer desgaste.

Essas foram as dicas que separamos para os empreendedores que estão procurando as melhores maneiras de organizar o atendimento aos clientes. Compartilhe!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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