Blog do Marketing

Muito se fala nas estratégias de marketing, mas poucos sabem da importância de realizar a pesquisa. Afinal, você sabe o que é a pesquisa de marketing? Se a resposta for não, saiba que está no lugar certo!

Sabemos que as estratégias de marketing são essenciais para qualquer negócio, independente do segmento, seja para serviços de elevadores residenciais, empreendedorismo digital, entre outros. 

Para ter sucesso e eficiência nas aplicações das estratégias, é necessário obter informações a partir de pesquisas. 

Aliás, é quase impossível obter sucesso nas campanhas sem alcançar o público-alvo. Em meio a competitividade, as campanhas de marketing podem ajudar o seu negócio a se destacar da concorrência e ser referência no segmento.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te explicar o que é pesquisa de marketing e a importância de realizar no seu negócio. Confira!

Entenda o que é pesquisa de marketing

Em suma, pesquisa de marketing é uma estratégia cujo objetivo é coletar dados em relação ao mercado em que a empresa está inserida. 

Por exemplo: um fabricante de embalagens plásticas pode usar a pesquisa de marketing para fazer o levantamento das informações relevantes para o seu plano de marketing, a fim de obter sucesso nas suas campanhas.

De forma geral, tem a capacidade de identificar novas oportunidades e solucionar problemas nas estratégias, logo, obtém assertividade nas aplicações do marketing, pois as decisões são tomadas com base em dados reais e contribui para o sucesso da empresa, visto que possibilita obter um diferencial competitivo no mercado.

Continue lendo e descubra a importância da pesquisa de marketing para o seu negócio!

 

Afinal, qual a importância da pesquisa de marketing?

Investir na pesquisa de marketing é fundamental para obter excelentes resultados para sua empresa. Confira logo abaixo os principais motivos para realizar a pesquisa.

1. Entender a concorrência

É comum pensar no marketing com o objetivo de aumentar vendas e ter visibilidade no mercado. Contudo, é necessário compreender como a concorrência atua. 

Se você atua com vendas em martelete demolidor, por exemplo, pode identificar quais são as estratégias mais utilizadas pelos concorrentes para captar e fidelizar clientes. 

Desse modo, será possível entender quais estratégias você poderá aplicar para superá-los no mercado e se destacar, a fim de capturar o público com mais eficiência.

2. Oportunidades de negócio

Outro motivo para realizar a pesquisa de marketing, é identificar quais são as oportunidades de negócio. 

Ou seja, a sua marca pode compreender quais são os problemas, identificar ações que não são aplicadas pelas concorrentes e garantir um diferencial competitivo que pode ser relacionado a um novo produto.

3. Identificar as necessidades do público

Uma das vantagens de realizar a pesquisa de marketing, sem dúvida, é compreender quais são as necessidades do público. 

Desse modo, o seu negócio irá criar produtos e serviços de modo inovador, a fim de manter a competitividade no mercado e referência no segmento de atuação. Isso se torna possível após realizar o levantamento de informações através da pesquisa de marketing. 

4. Tomadas de decisões assertivas

Com o conhecimento do seu público, concorrência e identificar a oportunidade para o seu negócio, as ações estratégicas de marketing passam a gerar bons resultados.

Logo, influencia na tomada de decisão assertiva, visto que permite analisar informações de modo claro e objetivos e, consequentemente, diminuir erros e obter mais segurança nas aplicações das campanhas.

Por esses motivos, a pesquisa de marketing é indispensável para o seu negócio se destacar em meio à concorrência!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!

Este artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe