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Quando falamos em Inteligência Artificial, pensamos logo em robôs substituindo as funções dos seres humanos. Porém, as IA estão em muitos lugares dos quais nem nos damos conta. Elas fazem parte de nosso cotidiano.

Seja em nossos corretores ortográficos, que sugerem palavras de acordo com nossos hábitos de escrita. Até ferramentas como os assistentes virtuais, que executam tarefas como conversar com usuários imitando a fala humana.

A verdade é que as Inteligências Artificiais estão presentes em nosso dia a dia e tem a função de facilitar trabalhos repetitivos a fim de nos economizar tempo e dinheiro. Por isso, resolvemos escrever este artigo para explicar melhor como as IA podem ajudar você a destacar sua empresa no mercado.

Entenda a Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial ou IA, como ficou conhecida, se refere a sistemas ou máquinas que executam atividades com ações semelhantes a inteligência humana. Assim, uma das suas principais capacidades é ir aprimorando suas atividades de acordo com as informações que vão colhendo.

Ou seja, essa tecnologia tem como objetivo solucionar problemas e encontrar ajustes para tarefas realizadas buscando formas de torná-las mais eficientes.

Já no contexto do mercado, isso significa que o sistema deve levantar dados, realizar análises e solucionar problemas. Muitas vezes, essas atividades estão além da capacidade humana, pois o número de dados é tão extenso que não seria possível ser analisado.

Como a Inteligência Artificial se aplica nas empresas

Como dissemos, muitas pessoas não se dão conta, mas as IA estão presentes em muitas áreas do nosso cotidiano e isso não é diferente dentro das empresas.

Um bom exemplo de IA que podemos observar no ambiente empresarial são as responsáveis pelo processamento de linguagem natural, ou PLN. Nesse caso, essas ferramentas são capazes de interpretar textos e tomar decisões a partir daí.

É o caso dos chatbots, capazes de conversar com clientes e tirar suas dúvidas, entendendo suas perguntas e dando as melhores respostas. Essa atividade pode ser desenvolvida dentro do seu site, nas redes sociais e até mesmo no WhatsApp Business.

Além disso, existem também softwares capazes de gerenciar e organizar toda a comunicação entre empresa e cliente. Como é o caso do CRM (Customer Relationship Management). Essa ferramenta tem como objetivo facilitar a comunicação com foco na melhora de relacionamento, aumento da fidelização, reduzindo custos e otimizando lucros.

Logo, os softwares de escritório através das IA trazem inúmeros benefícios para empresas, entendendo as preferências do usuário e identificando padrões de uso.

O diferencial da IA para empresas

Primeiro, é preciso entender que as IA são muito mais do que uma tecnologia sofisticada. Hoje em dia, elas representam um avanço enorme para o gerenciamento do fluxo de trabalho empresarial. Por conta da sua capacidade de tomada de decisão, as inteligências artificiais estão acelerando em muito o ritmo mercadológico.

Em segundo lugar, as IA estão permitindo encontrar soluções que a inteligência humana não seria capaz de encontrar. Ter esse tipo de auxílio dentro de uma empresa economiza, além de tempo, custos. Logo, o resultado é uma revolução completa no mercado.

Resumidamente, o objetivo de reduzir custos e otimizar processos depende cada vez menos do esforço dos profissionais, já que a inteligência artificial otimiza o processo de trabalho e cria novas formas de executar tarefas.

Assim, é imprescindível estar atento a essas mudanças para não ficar para trás. Afinal, empresas que não se mantiverem atualizadas, tendem a perder espaço no mercado. Logo, busque as melhores formas de aplicar a inteligência artificial à sua empresa de uma vez!

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