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Produzir o calendário de conteúdo é basicamente o plano operacional das estratégias que foram desenhadas para alcançar os objetivos, como, por exemplo, divulgar o lançamento de um produto novo, como portas radiológicas de uma empresa especializada no setor.

Além de ser prático para a realização das produções, elaborar o calendário é também relevante para que os canais fiquem sempre supridos de conteúdo, evitando desta forma, a redução de autoridade perante o público-alvo.

Estes são os principais fatores que levam a efetuação do calendário ser importante para empresas que têm como estratégia atingir o público com marketing de conteúdo. 

Para ajudá-lo na tarefa de planejamento de calendário, selecionamos 5 dicas que vão tornar mais ágil e fácil a produção, confira!

Defina a regularidade das inserções de conteúdo

A dica básica para realizar um bom calendário de conteúdo é definir a periodicidade das publicações como:

  • Data;
  • Horário;
  • Formato.

O formato é referente a como será produzido o conteúdo de um assunto específico, como, por exemplo, a montagem de tubulação, se ele vai ser em vídeo, texto ou posts de redes sociais.

É importante, ao estabelecer horários, datas e formatos, fazer um estudo sobre o comportamento do público-alvo para que assim, as publicações possam ser vistas no formato mais atrativo e nos períodos que possibilitam um maior nível de interação.

Faça um estudo de palavras-chave

É de reconhecimento que palavras-chave em conteúdos são valiosas para aumentar as possibilidades de aparecimento das publicações em mecanismos de busca.

Por esta razão, é de vital importância para maximizar as visualizações fazer um estudo de palavras-chave que se relacionam com o tema que será tratado e com o produto, que quer divulgar da empresa, como, por exemplo “Como obter qualidade de som”, no qual poderá ser usada a palavra-chave amplificador de som profissional.

Elabore o calendário com conteúdos para ao menos 15 dias

Para evitar perder tempo, realize a produção do calendário com conteúdos para publicação nos canais por, no mínimo, 15 dias.

Desta maneira, é obtido um bom intervalo para estudos e análises dos próximos conteúdos que serão produzidos. Além disso, permite a reavaliação de produções, a fim de alcançar melhor o público-alvo.

Determine os melhores canais 

Essa dica tem relação com o entendimento do público-alvo. Para atingi-lo é essencial conhecer os canais que ele mais acessa, que podem ser redes sociais ou blogs.

Por isso, ao produzir o calendário, tenha em mente que é preciso estabelecer os canais em que os conteúdos serão publicados.

Dê espaço para publicações de oportunidade

É comum que ao longo do tempo apareçam oportunidades de conteúdos quentes, como datas especiais, entre outras. Por isso, é relevante que o responsável pelo calendário coloque espaço para este tipo de publicação que surge de maneira repentina e são oportunidades de relacionamento com o público.

Delegue as ações

Para seguir com efetividade o calendário definido é necessário delegar as ações na ferramenta, ou seja, o time de profissionais que serão responsáveis pela elaboração dos conteúdos, como redatores e designers.

Assim, há otimização do tempo e também um alinhamento eficiente com a equipe de trabalho de produção de conteúdo.

Estas são dicas básicas que, se seguidas, vão tornar a elaboração do calendário mais simples como mais estratégico.

Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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