5 dicas para motivar o seu time no trabalho

Pode ser difícil, em muitos casos, manter a sua equipe motivada a exercer as funções normais do cotidiano para a sua empresa.

Isso está relacionado a diversos motivos diferentes, que podem implicar diretamente na produtividade do seu colaborador. 

Entretanto, é possível encontrar algumas formas de motivar a sua equipe no trabalho, fazendo com que eles trabalhem de maneira mais eficiente, concluindo os objetivos da empresa e, principalmente, com uma redução de turnover.

Por conta disso, vale a pena atentar-se aos detalhes, assim como garantir que o seu funcionário tenha os meios necessários para realizar as suas funções. Confira as principais dicas sobre como motivar o seu time no trabalho!

  1. Ofereça recursos

O primeiro passo pode parecer básico, mas é essencial para que os funcionários consigam executar as suas funções da melhor maneira.

Por exemplo, se para conseguir trabalhar, um funcionário precisa de um programa ou software de gestão de clínica e consultórios, é essencial que a empresa disponibilize um que seja de qualidade, assim como não tenha problemas com o servidor durante o trabalho.

Isso pode mudar de acordo com a especialidade de cada empresa. Entretanto, a grande maioria necessita de internet de boa qualidade e que não apresente problemas durante o expediente.

Da mesma forma, coisas que são consideradas básicas, mas que influenciam diretamente no trabalho do indivíduo são importantes serem notadas, como cadeiras confortáveis, computadores de qualidade, materiais necessários, entre outros.

Quando um funcionário não está feliz com o seu trabalho e, principalmente, não tem os meios necessários para realizá-lo, a insatisfação se torna um grande problema. Trabalhar questões como essa, é uma das maneiras da redução de turnover ser eficiente.

  1. Dê benefícios

Os benefícios são uma das melhores maneiras de fazer com que o seu funcionário esteja satisfeito em sua função, o que pode causar a redução de turnover. Atualmente, os principais benefícios que os trabalhadores estão procurando são:

Entretanto, é sempre importante lembrar as especificações de cada benefício. Por exemplo, em alguns casos, é descontado uma quantia mensal do salário do colaborador, principalmente quando relacionado aos convênios.

Outro benefício que é interessante e, normalmente, poucas empresas pensam é no estabelecimento de metas e na bonificação pelas metas batidas.

É essencial que o colaborador tenha uma bonificação por conta da meta que conseguiu bater no mês (ou no semestre, dependendo de como funciona a empresa). Isso pode variar desde uma bonificação em dinheiro, como também na possibilidade de tirar um day off, entre outras possibilidades.

  1. Esteja disponível para eles

Para que qualquer empresa seja bem-sucedida, é essencial que ela se preocupe com os seus funcionários e mostre essa preocupação para eles.

É essencial pensar que eles não são pessoas dispensáveis, que podem ser substituídas a qualquer momento. Pelo contrário, eles são pessoas que trabalham com um objetivo em comum: bater as metas e objetivos da empresa.

 

Nenhuma empresa funciona bem sem os seus funcionários e é essencial que os gestores e chefes pensem nisso sempre que forem cobrar algo, pedir que realizem novas tarefas e até mesmo quando eles fazem hora extra.

 

Como qualquer um, eles são seres humanos que possuem uma vida fora do trabalho e que, muitas vezes, pode afetar a produtividade de qualquer um. Entender isso, como um chefe, é essencial para que o colaborador tenha uma melhor relação com o seu emprego e as atividades que desempenham.

 

Até mesmo por isso, é essencial que o empregador sempre tenha uma alternativa extra, caso o funcionário tenha que se ausentar algum dia do trabalho. Por exemplo, em uma clínica odontológica, quem ficaria na recepção caso o colaborar que cumpre essa função faltasse?

 

Em qualquer ambiente de negócios, é essencial pensar na solução dos problemas antes mesmo deles acontecerem. Dessa maneira, é possível contornar as adversidades, garantindo, ainda assim, o bom funcionamento da empresa. 

  1. Seja transparente

Para que uma pessoa execute as suas funções de maneira objetiva, priorizando a otimização do seu tempo e em produzir ou executar as suas tarefas do melhor jeito possível, ela precisa estar empenhada.

 

Isso significa que os gestores devem ter uma maior transparência com os seus funcionários, desde os problemas que ocorrem, assim como os lados positivos também.

 

Muitas vezes, as empresas acabam afastando os seus funcionários das questões burocráticas, assim como dos problemas, por acreditarem que essa é a maneira mais eficiente de fazer com que os seus colaboradores se mantenham focados.

 

Entretanto, a partir do momento que os colaboradores entendem os problemas que a empresa está passando, além da possibilidade de trazer novas sugestões, também estão mais suscetíveis a entenderem o que ocorre, independente de ser positivo ou não.

 

Além disso, é essencial que a empresa mostre ao colaborar o quão importante o seu trabalho é. Essa é uma das principais maneiras de motivar a equipe, mostrando o que toda a dedicação e trabalho deles, trouxe de benéfico para a empresa.

 

Dentro de um consultório odontológico, por exemplo, é possível mostrar como o número de pacientes aumentou por conta de determinada ação na internet, ou como as reclamações diminuíram depois que foi feita alguma mudança estrutural. Tudo isso vai depender de cada empresa, assim como os elogios à equipe também mudam.

  1. Valorize a sua equipe

Como dito anteriormente, a sua empresa provavelmente não funcionaria sem uma equipe preparada para realizar as funções que executam.

 

A partir do momento que a equipe se sente valorizada, ou seja, recebe elogios pelos trabalhos que desempenham e, principalmente, conseguem visualizar os resultados alcançados, é possível garantir uma boa redução de turnover.

 

A redução de turnover é algo preocupante para a maioria das empresas. Isso significa reduzir a rotatividade de funcionários, ou seja, fazer com o que o colaborador fique no trabalho.

 

Na competitividade dos dias atuais, isso pode ser difícil. Entretanto, muitos funcionários ficam satisfeitos em receber as bonificações que a empresa disponibiliza, ter um salário justo, oferecer a possibilidade de crescimento e, principalmente, ser tratado como um ser humano e não apenas mais um número.

Compartilhe

Comments are closed.

WordPress Image Lightbox Plugin