4 Ps: entenda tudo sobre o mix de marketing

O marketing nasceu da necessidade empreendedora de oferecer o que o cliente precisa, ou seja, ele consiste em entender e buscar os clientes que realmente precisam do seu produto, seja ele um gerador de energia ou uma roupa produzida à mão.

Segundo a GEM 2019, estima-se que há um total de 53,4 milhões de pessoas à frente de alguma atividade empreendedora, só no Brasil e a projeção é de que esses números aumentem cada vez mais.

Com a concorrência em alta, buscar estratégias do mix de marketing que facilitem alcançar os resultados é fundamental para bater as metas e se destacar, alcançando os objetivos esperados pelo empreendimento. 

Dessa maneira, os 4 Ps do Marketing (principal classificação utilizada para falar do mix de marketing) são as principais metragens que uma empresa utiliza para apresentar sua oferta ao público-alvo.

Independentemente do segmento de mercado, entender o conceito e saber aplicar os 4Ps é essencial para qualquer empresa.

Pensando nisso trouxemos um tutorial do significado dos 4Ps para você aplicar em seu empreendimento e conseguir atrair ainda mais clientes. Vamos lá?

1º P – Produto

O primeiro P é referente ao produto ou serviço que você produz. Esse P é a base, a razão de existência da empresa. É ele que irá satisfazer as necessidades dos consumidores, por esse motivo os outros Ps, serão criados em torno dele.

Seu produto pode ser, por exemplo, um box blindex para banheiro, nesse caso, você deverá se atentar a particularidades como:

  • A forma;
  • O design;
  • Qual será a embalagem;
  • Qualidade;
  • Garantia;
  • Assistência técnica;
  • Qualidade;
  • Características e opções 
  • linhas de produtos;
  • branding do produto;
  • Tudo que envolva o produto ou serviço.

3° P – Promoção

O P de promoção se trata de onde e como ocorrerá a divulgação do produto, qual a linguagem será utilizada para atingir os consumidores de interesse, ou seja, o público alvo. 

Em outras palavras, é o ato de promover uma marca ou produto. É o objetivo de persuadir o consumidor a realizar uma compra, propagando uma mensagem através de uma linguagem que atinja seu público com eficiência utilizando estratégias de marketing.

2° P – Praça

Esse P, faz referência ao local que este será comercializado e utilizados para que o produto chegue até o consumidor. Por exemplo, uma empresa pode distribuir um gerador de energia tanto em lojas físicas quanto através de plataformas digitais de vendas.

Alguns elementos úteis que constituem um bom mix de distribuição:

  • Canais de distribuição;
  • Pontos de venda;
  • Armazenamento;
  • E-commerce;
  • Lojas fisicas;
  • Manuseio dos produtos;
  • Transporte;
  • Controle do inventário;
  • Processamento de pedidos.

4° P – Preço

A precificação do produto parece uma tarefa fácil, mas na verdade ele faz parte de um conjunto de estratégias que vão definir a construção da imagem da marca.

Dentro dos 4 Ps do marketing, o preço é a estratégia traçada para definir o posicionamento e a proposta de valor ofertada pelo produto. É a maneira como o seu  produto ou serviço será posicionado na mente do público.

Alguns fatores que se deve levar em conta para definir o preço, são:

  • Métodos de precificação e estratégias;
  • Descontos;
  • Período de pagamento;
  • Política de crédito.

Investir em uma boa estratégia baseada nos 4Ps, promove uma série de benefícios, por esse motivo as empresas têm investido fortemente nisso.

Esse artigo foi escrito por Geiza Santos, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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