Blog do Marketing

Sabemos que a Indústria é fundamental para a fabricação de diversos produtos.  Em 2020, com o avanço da pandemia devido ao Covid-19, muitos setores foram afetados. 

Por exemplo, com o isolamento muitos serviços deixaram de ser exercidos durante determinado período. O que acabou afetando a oferta e a demanda no mercado.  

Em algum momento você se deparou com uma situação em que necessitou comprar máscaras descartáveis, além de outros produtos de proteção, por exemplo, mas estava em falta devido a grande demanda? Isso está acontecendo com muita frequência devido a covid-19.

E claro que em 2021 a indústria busca recuperação, assim como as empresas de automação industrial, que investem na tecnologia avançada. 

Você já sabe quais são as principais tendências da indústria para 2021? Então, confira neste post as 4 principais tendências.

1. Inovação

A indústria investe em inovação para conseguir atender as demandas de mercado, inclusive, tornar algo novo sempre é bom, não é mesmo?

A evolução da tecnologia auxilia a indústria a atualizar seus processos produtivos. Por exemplo: IoT (Internet das Coisas), Big Data, Inteligência Artificial, robótica, tecnologias autônomas, automatizam  os processos produtivos. 

Com a modernização possibilita que tarefas sejam assumidas pelas máquinas, como as de  repetições e arriscadas, por exemplo, e o ser humano utiliza a parte de inteligência da tecnologia. 

Podemos notar isso com o uso da inteligência artificial, que torna a indústria mais automatizada e gera mais produção. Um gerador de energia é um exemplo disso, pois é uma máquina autônoma e com os dispositivos configurados, gera energia automaticamente  após a falta de energia elétrica. 

2. Tecnologia

Como mencionado acima, a  tecnologia na indústria tornou-se necessária e eficiente, principalmente após a pandemia. 

Com o avanço tecnológico foi possível que as máquinas assumissem alguns trabalhos que são realizados por seres humanos. Essa inteligência permite a realização do serviço, mas ela também depende de pessoas para configurar o equipamento. 

Além disso, a tendência para 2021 em indústrias é a utilização da tecnologia da realidade aumentada, em que realiza manutenções e exames a distância. 

3. Sustentabilidade e Logística

De nada adianta investir em tecnologias se a indústria não pensar na logística e na sustentabilidade, além de melhorar seus negócios. 

Supondo que na indústria de box blindex para banheiro seja utilizado a análise de dados (Big Data), vai auxiliar na coleta de dados e vai melhorar o processo produtivo através da análise no tempo certo. 

Com isso evita o "desperdício" de produtos utilizados para fabricação dos produtos nas indústrias.  Além disso, uma indústria sustentável colabora para o bem-estar da população e preserva o meio ambiente. 

4. Indústria 4.0  e 5.0 

Provavelmente você  ouviu falar em indústria 4.0 e a evolução dela, indústria 5.0. 

Elas são uma das principais tendências tecnológicas para a sociedade, sendo que a indústria 4.0 refere-se  a integração e colaboração. 

A Indústria 5.0 é a evolução da anterior, com o objetivo voltado ao bem-estar do ser humano. 

Com a pandemia, as indústrias buscam a recuperação e também o bem estar das pessoas em 2021. Por isso, a  tendência é investir nos processos tecnológicos para que evoluam e  que não aconteça paralisação nos processos produtivos. 

Gostou do nosso post sobre as tendências da indústria para 2021? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ Thais Teixeira,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Compartilhe