Blog do Marketing

Você já ouviu falar em KPI (Key Performance Indicator) e nas vantagens que geram para o seu negócio? Se a resposta for não, então está no lugar certo!

O KPI significa indicadores de desempenho, e pode ser determinante para contribuir nos planejamentos de organizações. Isso porque os indicadores de desempenho proporcionam uma análise e acompanhamento de processos e geram oportunidades para os gestores traçarem novas estratégias.

Essa ferramenta pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio, em uma empresa de telefonia, destinação de resíduos, entre outros. 

Dessa maneira, os KPIs são essenciais para melhorar o gerenciamento da empresa e afins. Com o uso de um ou mais indicadores de desempenho, é possível ter a noção de como estão os números de desempenho de modo mais eficaz.

Pensando nisso, listamos neste conteúdo, quatro KPIs que você precisa acompanhar no seu negócio para proporcionar o melhor desempenho e resultados. Quer saber mais? Continue acompanhando e confira!

1. Taxa de conversão

Certamente analisar o desempenho da sua taxa de conversão pode contribuir no aumento de suas vendas.

Se você trabalha com a venda de produtos como placas em acrílico, por exemplo, é imprescindível usar o KPI de taxa de conversão.

Afinal, a partir dessa análise será possível saber se o seu negócio está tendo sucesso ou não. 

Pois, o uso desse KPI tem como objetivo analisar a taxa de conversão dos leads em clientes, ou seja, tem a capacidade de acompanhar o número de acesso na sua página, e o número de clientes que realizam a compra. Incrível, né!

Então, imagine não ter esses resultados fornecidos pelos KPI. Seria possível saber como está o andamento do seu negócio a fim de traçar estratégias para superar os resultados?

2. ROI

Outro KPI importante para acompanhar no seu negócio, é o ROI (Return On Investment), que significa o retorno sobre o investimento.

Em resumo, o ROI possibilita analisar de modo eficaz, o retorno de investimento em que uma empresa de estrutura metálica para galpão, por exemplo, realizou em um determinado período.

Ele tem a capacidade de realizar o cálculo do investimento, a fim de gerar os resultados em que uma empresa alcançou investindo em campanhas de publicidade, anúncios, entre outras ações, para analisar o desempenho alcançado.

Logo, permite ao gestor concluir se os seus investimentos estão obtendo o retorno esperado para o seu negócio, e assim concluir se há lucro ou prejuízo no final.

3. Ticket médio

O ticket médio é caracterizado pelo valor em média gasto por um cliente ao comprar na sua empresa.

Dessa maneira, o KPI é de suma importância nesse fator, pois será fundamental para analisar e entender o modo como está sendo realizado os mecanismos de suas vendas.

Assim sendo, os indicadores de desempenho vão identificar o que realmente precisa ser ajustado, com base na análise de quem são os clientes que geram mais lucro para traçar estratégias para determinado público. 

4. Índice de inadimplência

Já imaginou analisar o desempenho relacionado ao retorno sobre os investimentos, mas não analisar o índice de inadimplência?

Embora pareça não ser determinante, o KPI é indispensável para identificar os resultados e obter o melhor controle de suas finanças. 

Sendo assim, a empresa consegue controlar os custos e lucro empresarial. Logo, permite evitar uma inadimplência no mercado, visto que a organização terá uma análise assertiva do que irá receber e o que será pago futuramente.

Agora que você já conhece os quatro KPIs para acompanhar no seu negócio, invista agora mesmo e garanta melhores resultados! Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe