4 estratégias para reduzir o turnover na sua empresa

Manter os seus funcionários satisfeitos, pode ser um grande desafio para a maioria das empresas. Entretanto, é necessário criar diferentes maneiras para conquistar o seu colaborador.

 

Atualmente, a redução de turnover tem sido um grande desafio para as empresas, pois o processo de encontrar novas pessoas para determinada função pode ser algo desgastante para os gestores e chefes.

 

O ideal é sempre encontrar diferentes maneiras para fazer com que os seus funcionários não sintam a necessidade de sair do seu atual local de trabalho. Isso pode vir como diferentes estratégias, como vamos mostrar a seguir.

O que significa reduzir o turnover?

O primeiro passo para uma empresa conseguir a redução de turnover é entender o seu real problema, assim como discutir a respeito disso com toda a equipe.

 

A expressão turnover é dada para a movimentação de pessoas entre a contratação no emprego e a demissão de outras. Essa é uma maneira da empresa, e não apenas o seu RH, mas toda a companhia, ter um controle sobre os seus principais indicadores.

 

É natural que toda empresa apresente um percentual de turnover. Isso pode vir como uma melhoria para a gestão empresarial, como uma maneira de contratar profissionais mais qualificados ou realizar toda a estruturação do projeto.

 

Entretanto, a alta rotatividade pode ser algo prejudicial à empresa, principalmente quando interrompe projetos importantes, prejudicando os objetivos que a empresa possui. Por esse motivo, a redução de turnover é essencial para alguns gestores.

 

Para a empresa, o trabalho de demissão e admissão de pessoas pode ser algo com custo elevado e, por esse motivo, deve ser evitado na medida do possível. 

 

Além disso, quando um novo colaborador chega à empresa, muitas vezes é necessário realizar treinamentos para que ele se sinta melhor preparado em suas funções, assim como a produtividade nos primeiros meses vai ser inferior a dos demais.

 

Por conta disso, separamos algumas dicas sobre como uma empresa pode evitar a alta circularidade de colaboradores com uma boa estratégia de redução de turnover.

  1. Aprimore o processo seletivo

Processos seletivos que são criteriosos pode ser um desafio para algumas pessoas por conta da pressão, entretanto, dessa forma é possível encontrar os melhores talentos para a sua empresa.

 

Em alguns casos, as empresas preferem que o trabalho de seleção seja terceirizado, ou seja, contratam uma outra empresa para realizar todas as tarefas do processo seletivo, entrevistas, provas, até chegar nas mãos do empregador algumas opções que melhor se encaixam ao perfil.

 

Essa pode ser uma das soluções para aqueles que não querem lidar com o trabalho burocrático que envolve todo esse processo.

 

Entretanto, empresas pequenas normalmente preferem o processo seletivo que estamos acostumados, com entrevistas diretas. Essa é uma das maneiras mais eficientes do empregador conhecer o seu futuro funcionário.

 

Além disso, é sempre importante realizar uma análise de perfil comportamental, assim como outras estratégias para garantir que a pessoa contratada estará dentro da cultura e dos valores da empresa.

  1. Capacite os seus funcionários

Uma das principais maneiras de fazer com que os seus funcionários estejam satisfeitos com o trabalho, é dando a eles os recursos necessários para isso.

 

Em muitos casos, pedir que o funcionário execute funções que ele não está acostumado, seja por diferentes softwares de gestão de consultório ou ferramentas, sem que tenha um treinamento prévio pode ser um grande problema para a empresa.

 

Isso pode ser um maior problema para aquelas empresas que trabalham com programas específicos, que podem facilmente ser diferentes de um lugar para o outro.

 

Por exemplo, pense em uma clínica de odontologia, que tem uma das melhores ferramentas do mercado para fazer toda a gestão. É essencial que o novo funcionário tenha um treinamento a respeito do sistema em questão, pois apenas dessa forma os gestores podem demandar dele que tudo seja feito da maneira correta.

 

Muitas empresas optam por fazer parcerias com escolas de idiomas, para que os seus funcionários possam aprender outras línguas com um valor diferenciado. Isso é essencial para aqueles gestores que entendem o benefício de ter um profissional bem qualificado e, principalmente, sempre disposto a aprender novas coisas.

  1. Incentive o plano de carreira

Por mais que o mercado tenha passado por diferentes mudanças, principalmente nos últimos anos, o que muitas pessoas querem quando procuram por um emprego é estabilidade.

 

Atualmente, por conta das altas taxas de desemprego, muitas pessoas acabam aceitando empregos ou concorrendo a vagas por necessidade, sem o planejamento de ficar por muito tempo, ou então até encontrar “algo melhor”.

 

Entretanto, é essencial para as empresas que planejam ter uma redução de turnover oferecer aos seus funcionários um plano de carreira real e bem fundamentado.

 

Mais do que isso, é essencial cumprir com as promessas feitas durante a entrevista. Por exemplo, se um cirurgião dentista, que gere a própria clínica, promete ao novo funcionário que, passado os três meses de experiência, o salário vai aumentar, é essencial que esse acordo seja cumprido.

 

Por mais que ninguém tenha assinado papéis a respeito disso, é a palavra da própria empresa que pode ser usada contra ela mesma. Por esse motivo, é muito importante que, além de incentivar o plano de carreira, os gestores façam promessas que consigam cumprir.

  1. Ouça aos seus funcionários

Por último, mas de maneira alguma menos importante, é essencial que os gestores de uma empresa estejam abertos a receber críticas ou até mesmo ideias de seus funcionários.

 

Por mais que exista todo um grande planejamento a respeito de como o RH deveria funcionar, quais os benefícios, como melhor plano odontológico por exemplo, oferecer ao funcionário e até mesmo como lidar com eles, é essencial que uma empresa bem-sucedida ouça aos seus colaboradores.

 

Isso porque ninguém sabe mais dos desafios e problemas que encontra no seu trabalho do que o próprio funcionário. Por esse motivo, realizar conversas semanais, seja individual ou em grupo, é essencial para manter o bom funcionamento da equipe.

 

Além disso, a principal dica para que a tentativa da redução de turnover seja bem-sucedida é: trate os seus funcionários como seres humanos.

 

Muitas empresas parecem esquecer do detalhe de estarem lidando, diariamente, com diferentes pessoas, que funcionam de diversas maneiras e, principalmente, possuem uma vida fora do trabalho.

 

O tratamento humanizado é o mínimo que os funcionários podem exigir do seu local de trabalho. Quanto mais distante, ou até mesmo robótico, for essa relação, menores são as chances de fazer com que tenha uma efetiva redução de turnover.

 

Agora que você conhece as principais estratégias para reduzir o turnover em sua empresa, pronto para colocar os planos em prática? 

 

Compartilhe

Comments are closed.

WordPress Image Lightbox Plugin