Blog do Marketing

A área odontológica está entre as que mais crescem no País, e para clínicas e consultórios terem destaque no mercado atual o Marketing Digital é um excelente recurso a ser utilizado! Quer saber como usá-lo? Confira agora 4 dicas.

 

Na área da saúde, uma das principais fontes de receitas de clínicas e consultórios era o Marketing de Indicação, onde a reputação da empresa era constituída a partir de recomendações de clientes para possíveis compradores.

A indicação continua sendo bastante frequente em clínicas odontológicas e hoje pode ser feita tanto pessoalmente quanto pela internet, com seu crescimento e surgimento de recursos como as redes sociais. 

Afinal, atualmente pacientes procuram na internet por procedimentos, tratamentos, dentistas, clínicas e consultórios. Sendo assim, o Marketing Digital tornou-se um recurso primordial para captação e fidelização de pacientes.

Quer saber quais são as principais estratégias e como utilizá-las? Leia este conteúdo!

 

1 - Links patrocinados

Os links patrocinados são anúncios em formato de textos simples, feitos principalmente pelo Google através dos ADs.

O ADs é a plataforma on-line de publicidade do Google e é por meio dela que os anúncios aparecem  como links patrocinados nos resultados de uma busca feita pelos usuários.

Os anúncios são mostrados antes dos resultados orgânicos de acordo com o termo buscado pelo usuário e palavra-chave estruturada no anúncio.

Por exemplo, uma clínica odontológica que atende essencialmente por meio de convênio odontológico pode colocar no ar um ADs a partir do tempo “dentista convênio atendimento”.

Assim, essa clínica recebe mais acessos por estar nos primeiros resultados de acordo com a busca por esses tempos.

As vantagens dos links patrocinados são:

  • Bom custo-benefício (Ótimo ROI);
  • Geração rápida de leads (potenciais pacientes);
  • Visibilidade;
  • Aumento de fechamentos diários.

 

2 - Blog

Os blogs são usados para a publicação de conteúdos educativos que foquem na resolução de problemas dos pacientes e/ou potenciais. 

Os conteúdos devem abranger assuntos mais genéricos em relação às dúvidas do público e também aqueles específicos.

Basicamente, um usuário acessa blogs de odontologia fim de obter informações que sanem suas dúvidas sobre procedimentos, tratamentos, preço, dentre outros.

Diante disso, é necessário que nos posts do blog se foque sempre na resolução de possíveis problemas dos pacientes.

A criação de conteúdo útil traz muitos benefícios às clínicas odontológicas, as principais delas são a autoridade construída dentro do segmento e também o fortalecimento da marca, que resulta em mais vendas no longo prazo.


3 - Redes sociais

É importante ter ciência sobre qual rede social é consumida pelo seu público e quais informações serão assimiladas por ele.

A ideia central das redes sociais é também a produção de conteúdo relevante com o intuito de engajar os seguidores ao mesmo tempo em que serviços e produtos são promovidos.

Nas redes sociais as publicações têm teor visual, por isso posts curtos em formato de vídeos e imagens costumam desempenhar melhor que textos longos.

No segmento odontológico, uma boa forma de engajar seguidores é fazer posts de antes e depois, curiosidades sobre tratamentos e procedimentos.

Além disso, as redes sociais possuem “curtir, comentar e compartilhar”, maneiras altamente eficientes de promover o Marketing de Indicação entre os pacientes e potenciais.


4 - SEO

O SEO é o conjunto de técnicas aplicadas em sites, blogs e outras páginas da web para que eles sejam relevantes e possuam melhor posicionamento em mecanismos de busca como Google, Yahoo e Bing.

Em clínicas odontológicas, SEO é aplicado no site/blog usado para realizar a promoção de procedimentos e tratamentos a partir dos termos buscados pelos usuários.

Assim como o exemplo do convênio dentário nos links patrocinados, SEO também faz com que páginas sejam encontradas a partir de buscas, mas de forma orgânica e não anúncios.

Sendo assim, SEO precisa de tempo para agir, trazendo benefícios como:

  • Visibilidade;
  • Autoridade;
  • Potencializa resultados;
  • Promove boa experiência ao usuário;
  • Gera leads qualificados.

 

Conclusão 

Neste conteúdo você acompanhou 4 estratégias de Marketing Digital para usar em prol do crescimento de clínicas odontológicas.

As estratégias de Marketing Digital trazem inúmeros benefícios para clínicas e consultórios. 

Os principais são: visibilidade, autoridade de marca, melhor relacionamento com o público e claro, mais fechamentos mensais.

Vale dizer que apesar do conteúdo envolver clínicas e os exemplos com plano odontológico pessoa física, Marketing Digital se aplica a qualquer negócio, contanto que o público esteja on-line procurando por serviços.

 

Este conteúdo foi produzido por Ideal Odonto

Compartilhe