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Se você é um empreendedor, então certamente já teve que escolher o seu nicho de mercado em algum momento, certo?

No entanto, muitas das vezes, essa escolha não é tão bem planejada assim por alguns empreendedores. Afinal de contas, quanto um novo negócio é iniciado, muitos fazem a escolha de forma inconsciente.

Ter uma boa definição de um nicho de mercado é um passo essencial para que as suas estratégias de marketing sejam eficazes.

Além disso, com um nicho de mercado bem definido, também é possível alocar os seus recursos com muito mais eficiência, uma vez que terá uma maior clareza do direcionamento dos produtos.

Dessa forma, se você está pensando em abrir o seu negócio, seja um comércio, indústria de box blindex para banheiro, construtora, entre qualquer outro, o nicho de mercado deve vir junto ao seu planejamento.

Definir seu nicho de atuação trará para o seu negócio algumas vantagens. Vamos falar sobre isso mais adiante.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

1. Menos concorrência

É fato: quanto menor e mais específico for o seu nicho de mercado, menor também será a quantidade de concorrentes presentes no mercado.

Imagine, por exemplo, um serviço de reciclagem de lixo eletrônico: você saberia pensar facilmente em, pelo menos, 3 empresas que prestam esse tipo de serviço?

Provavelmente, apenas as empresas que possuem tal necessidade precisam conhecer empresas que atuam nesse setor. Afinal, marcas podem atender às determinadas necessidades desses clientes!

Ou seja, no caso de produtos e serviços específicos, a ausência de concorrentes pode ser uma grande vantagem para obter lucros e se destacar no mercado.

2. Público mais engajado

Outra das grandes vantagens em definir o seu nicho de mercado é que, quando você concentra os seus esforços em um nicho, seu público-alvo terá você como uma das principais opções de compra.

Ou seja, nos momentos de realizar as suas estratégias de marketing, é possível encontrar uma audiência bem mais interessada e engajada com a marca.

Essas pessoas (ou empresas) poderão acompanhar, curtir, interagir e compartilhar os seus conteúdos, gerando mais envolvimento.

Se você atua com a venda de disco de desbaste, por exemplo, ao gerar mais engajamento, você também produz sua prova social e clientes fidelizados.

3. Fortalecimento da marca

Com resultado de uma boa definição de nicho de mercado, a sua marca certamente será lembrada pelos seus clientes.

As chances de o nome da sua marca ser reconhecida pelo seu público-alvo é, sem dúvidas, muito maior do que atuar em segmentos com alta concorrência.

Isso, pois a marca acaba se tornando uma referência para aquele nicho e consequentemente começará a ser indicada por quem entende do assunto. O famoso marketing boca a boca.

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens de definir o seu nicho de mercado, o que acha de investir nesse planejamento e ter sucesso?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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