Blog do Marketing

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o home office não é um paraíso, muito menos um lugar mais adequado para se trabalhar.

No entanto, esse modelo de trabalho ainda é o mais desejado entre os brasileiros e as pessoas ao redor do mundo.

Com a chegada da crise causada pelo novo coronavírus, também conhecido como COVID-19, o home office ganhou ainda mais destaque e foi ardendo como uma solução por muitas empresas, para que as mesmas dessem continuidade em suas atividades profissionais.

Além disso, o home office também é uma alternativa para garantir a saúde e a segurança de todos, e ainda evitar o alastramento da doença.

Mas como mencionamos, não é nada fácil trabalhar em home office. As distrações diversas, os membros da família e o barulho são os fatores que fazem com que os profissionais não sejam nada produtivos, quando trabalhando neste modelo.

E por essa razão, nós elaboramos este post para explicar como fazer o seu trabalho em casa ser tão produtivo e vantajoso quanto parece.

Se você atua com a venda de alimentos, planejamento de novos modelos de seringa de insulina, arquitetura, entre qualquer outro segmento, e quer uer saber mais sobre tudo isso, continue nos acompanhando! Vamos lá?

1. Crie seu próprio local de trabalho

Um erro que muitas pessoas cometem quando vão iniciar a sua jornada em home office é arranjar literalmente “qualquer cantinho” para trabalhar.

Muita das vezes, esse espaço pode atrapalhar a sua produtividade e ainda fazer com que você tenha mais distrações.

Especialmente se você trabalha com assuntos que necessitam de mais concentração, como com trabalhos de outsourcing de impressão, entre outros, é importante que o espaço seja privativo e livre de barulhos.

Além disso, a decoração neste momento é muito importante. Decorar o ambiente com vasos de plantas e pintar as paredes com cores neutras pode tornar o espaço mais profissional e estimular a sua produtividade.

Outra dica é investir em um cômodo que seja bem iluminado naturalmente e conte com uma boa ventilação.

Já se você optar por um local sem iluminação natural, então uma boa dica é investir em lâmpadas mais econômicas e sustentáveis.

2. Não deixe de se comunicar

Um dos fatores que mais deixam os gestores e donos de negócios preocupados é em relação a comunicação no modelo home office.

Afinal, no trabalho a distância, não temos visão do que realmente um funcionário pode realizar durante um dia. Por isso, se comunicar é a melhor alternativa para promover confiança entre os líderes.

Se possível, faça sempre reuniões periódicas e mantenha contato com os seus fornecedores e parceiros.

Se você atua em uma empresa de locação de empilhadeira, por exemplo, lembre-se de informar aos seu chefe quando iniciar as atividades e também finalizar.

3. Realize suas próprias metas

Quando o assunto é home office, mencionar a palavra disciplina é mais que fundamental. Em meio a tantas distrações, ter a capacidade de realizar todas as tarefas com qualidade e produtividade é o que vai diferenciar seu trabalho dos outros membros.

E uma das melhores formas de ter disciplina no home office é criar suas próprias metas e prazos, e manter-se firme e produtivo para realizar todas até o fim de cada dia.

Mesmo no conforto do próprio lar, a produtividade não pode ser diminuída, pois dessa forma, o modelo home office pode acabar não sendo efetivo, e a empresa terá que buscar outras alternativas para os membros da equipe.

Agora que você já sabe como melhorar o desempenho trabalhando no modelo de home office, o que está esperando para aplicar todas essas dicas e se destacar como profissional? Gostou do nosso conteúdo?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe